A ZooN EDUCAÇÃO LÚDICA DO OLHAR
A Educação Lúdica do Olhar é um processo pedagógico desenvolvida pelo fotógrafo Henrique José ao longo de vários anos de atividades da zoon, que promove reflexões, sentimentos e expressões que favoreçam a qualidade de vida, a autoestima e a cidadania através de atividades transdisciplinares. Ressalta a importância de uma educação do olhar capaz de promover a leitura crítica das imagens que nos rodeiam com ética e responsabilidade social, desenvolvendo as Inteligências Libertadoras de Celso Antunes e a alfabetização do olhar com base na metodologia de Paulo Freire.
A Educação Lúdica do Olhar, processo pedagógico que permite aos participantes se sensibilizarem e desenvolverem a leitura e a produção crítica de imagens por meio de aulas teóricas e vivências lúdicas; experimentos de física, dinâmicas, história de vida, fotos, vídeos etc. Resultando no mapeamento sócio-ambiental e cultural da comunidade e fortalecimento da identidade local. Com esta ação, fomos selecionados em 2004 como Ponto de Cultura – Cultura Viva/MINC e em 2006 ficamos entre os 10 finalistas nacionais do Prêmio Cultura Viva, na categoria Tecnologia Sociocultural.
Com base nas práticas das diversas Oficinas de Fotografia que realizamos nos últimos anos, desenvolvemos um processo pedagógico capaz de favorecer uma alfabetização do olhar, que está relacionada com o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas de Gardner, A Teoria das Inteligências Libertadoras de Celso Antunes, o método Paulo Freire de Alfabetização e Educação Popular, o Teatro Imagem de Augusto Boal e pensadores como Edgar Morin. Foi tema de Graduação do fotógrafo Henrique José no Curso Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do CEFET/RN e de trabalhos acadêmicos. A Educação Lúdica do Olhar é uma ferramenta de sensibilização e alfabetização visual, que propõe a vivência lúdica com ênfase nos sentidos proporcionando uma reflexão sobre a percepção da visão humana, buscando promover qualidade de vida e a autoestima, até aspectos mais técnicos e estéticos das artes visuais, especificamente a fotografia, o vídeo e o cinema. Consiste, portanto num processo de formação continuada, de conceitos básicos e sensibilização até a formação técnica.